segunda-feira, 16 de março de 2015

Panquecas sem trigo





Tive uma nostalgia de um sabor específico...lembrei que da última vez que estive na Índia em que, todos os dias no café da manhã eu comia uma deliciosa panqueca de arroz chamada dosa. Geralmente são feitas na hora, têm um aeramento maravilhoso e contrastam com as chapas bem escuras onde, brancas e alvas, entram líquidas e saem quentinhas e macias. Têm um sabor levemente azedo por causa do iogurte que entra na preparação da massa. Humm...saudades da Índia e seus trocentos mil sabores.
Já reparou como as crianças adoram panquecas? No meu almoço com comensal infantil me arrisquei na panqueca com farinha de arroz que nunca antes havia feito. Substituí a farinha de trigo por farinha de arroz e amido de milho. Funcionou! Ficou longe da dosa mas, deu maciez, beleza e gostosura. Recheei com creme de ricota e palmito, cobri com molho de tomate, queijo parmesão e pronto! Fez sucesso com as crianças pequenas e com as grandes (no caso eu mesma).
Me ocorreu que os intolerantes ao glúten e lactose podem fazer delas também. Dá para substituir o iogurte por um caldo de legumes. E, caso não queiram utilizar ovo na massa é só substituir por uma colher de sopa de linhaça hidratada em água. Quanto à manteiga, usem guee (manteiga clarificada) que não tem lactose nenhuma e é pura gordura, liberada para todas as intolerâncias. Para o queijo, use um frescal Balkis sem lactose liquidificado com o palmito ou invente um recheio bem gostoso da sua própria cabeça!

Panquecas de creme de palmito com ricota
Ingredientes
Para a massa
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de farinha de arroz
2 colheres de sopa de manteiga
1 ovo
mais ou menos uma xícara de iogurte
queijo parmesão (quanto baste)
sal (q b)

Para o recheio
1 vidro de palmito
250 gramas de ricota fresca Balkis
iogurte (q b)
sal (q b)

Para o molho
2 latas de tomate pelado
3 ramos de manjericão
5 gotas de molho de pimenta tabasco
sal (quanto baste)
queijo parmesão (q b)

Modo de Preparo
Higienize o manjericão
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Reserve.
Bata os ingredientes do recheio no liquidificador e use o iogurte e azeite apenas para ajudar a formar um creme. Reserve.
Corte os tomates pelados em cubos pequenos. Em uma panela coloque azeite, os tomates pelados cortados juntamente com o molho da lata, sal e pimenta. Deixe cozinhar por 8 minutos em fogo baixo. Desligue e acrescente as folhas de manjericão.
Faça as panquecas em uma frigideira antiaderente. Recheia-as e enrole-as.
Monte em um refratário da seguinte maneira: unte o fundo com molho de tomate, acomode as panquecas, cubra com o restante do molho de tomate e cubra com queijo parmesão. Leve ao forno para derreter o queijo e sirva quente.

Nenhum comentário: