segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Gravlax com pasta de ricota Balkis

Às sextas feiras pela manhã, dou aula na cozinha. Gosto de ensinar o que sei e aprender o que não sei. Minha aluna de sexta está ficando uma fera na cozinha. A semana passada foi dia de pão com nozes, soufllé de cogumelos shimeji branco e queijo minas padrão Balkis, muffins salgados e pissaladière que é uma espécie de "pizza" retangular francesa com muita manteiga, bien sur, e já tem a receita publicada lá no site.

Ficou tudo muito legal, mas depois da trabalheira toda, quando eu já estava quase de saída foi que lembramos do gravlax que fizemos um tempinho atrás. Gravlax é uma cura de salmão em sal, pimenta do reino, acúcar e dill. É um prato nórdico, especialidade escandinava servido geralmente com torradas ou blinis.


Adoro o conhecimento acumulado, compilado e transmitido pelos tempos afora. Graças a ele é que se pode chegar a soluções despretensiosas, que surgem do nada e se apresentam como que por um passe de mágica. Olha só o que fizemos hoje e que estava totalmente fora dos planos: pepino cortado no cortador de cenoura, gravlax bem fininho, pasta de ricota Balkis e um pouquinho de redução de aceto balsâmico. Ficou lindo, não foi? Tive até que fazer a foto com a camera do celular mesmo, apesar de já saber que não é o melhor...Mas queria postar aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcia, boa tarde

Gostaria de tirar um duvida, a pasta de ricota, é uma pasta feita a partir da ricota tradicional Balkis ou é o creme de ricota que a Balkis produz? Se for o creme de ricota, vi que tem o light e o tradicional. Qual você usou?

Fernando Guiao

marcia micheli disse...

Oi Fernando,

Usei o creme de Ricota Balkis tradicional que é feito a partir da ricota Balkis. É saboroso, consistência bem cremosa (como diz o nome) e vai super bem em várias preparações porque, além da consistência, incorpora super bem vários sabores,doces e salgados (pimenta, erva, mel , cúrcuma etc). Dê uma olhada no site da Balkis que você vai encontrar várias sugestões de uso. Você pode se permitir criar bastante tendo ela como base. Boa sorte!
Márcia