domingo, 24 de outubro de 2010

Nunca falei aqui de um assunto que adoro: confeitaria. A confeitaria é um assunto em si. Bons confeiteiros são verdadeiros artistas capazes de conseguir resultados que deixam até quem não gosta de doce com água na boca.

No Brasil, temos a herança portuguesa no que diz respeito a doces. E , mais uma vez, Minas é referência com suas compotas e doces secos. Apesar que, no nordeste, mais especificamente no Rio Grande do Norte, se encontra um doce de caju rami que é de virar do avesso de bom. Pensando bem, cada região tem sua especificidade e contribui com produções bem particulares. Mas nas Minas Gerais é que vamos encontrar a tradição viva das quituteiras com seus tabuleiros e compotas, biscoitos e doces de leite conhecidos Brasil afora.

Minha filha mais velha é a "formiga" da casa. Sempre pede doce e reclama que eu não faço muito deles. É que é assim: difícil encontrar um cozinheiro que seja bom na chamada cozinha quente (salgados) e na confeitaria. São técnicas muito diferentes. A confeitaria é maravilhosa, mas é como um marido ciumento: exige exclusividade.

A França, do meu ponto de vista, é o modelo. No sul da França existe uma rede de lojas de doces que parece um sonho de criança. Foi como me senti quando entrei em uma delas (La cure Gourmande): as mãos queriam pegar tudo.

Os ingredientes, associados a uma boa balança, são fundamentais para a obtenção
de bons resultados quando o assunto é doce. Recebi alguns produtos da BAlkis para teste e resolvi me aventurar na confeitaria. Não é porque este é o blog da Balkis , mas os produtos são de excelente qualidade e produzi esses crepes de guaraná recheados com chocolate com laranja.

Fiz o crepe usando creme de leite BAlkis no lugar do leite, coloquei xarope de guaraná com cuidado para não ficar muito doce, farinha e um ovo no liquidificador até obter o ponto para crepe. Para o recheio, usei 130 ml de creme de leite Balkis, 180grs de chocolate meio amargo e 6 gotas de essência de laranja. Apesar de eu não ser especialista no assunto, ficou bem gostoso.

3 comentários:

Bia disse...

Ahhh...Chocolate com laranja, que combinação maravilhosa, qual essência vc usou ou recomenda? Os belgas fazem uns chocolates com raspinhas da casca que é divino, obrigada pelo doce, ficou lindo.
bjs

marcia micheli disse...

Oi Bia,

Não gosto muito de usar essência, prefiro óleo essencial. Em Perdizes, tem uma loja chamada Samia que vende óleos. São bons.

Unknown disse...

com eu envio a minha receita não tou conseguindo