quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Vida de cozinheiro

Vida de cozinheiro é assim mesmo...Fiquei sem conseguir alimentar o blog por vários dias e senti saudades de fazer isto. Me desculpem, meus queridos leitores, foi porque estive envolvida com coquetéis para uma feira de negócios em um grande espaço em São Paulo. Mas, trouxe novidades desta experiência.

Já tinha trabalhado na Prazeres da Mesa mas, aí não vale, porque o ambiente é todo voltado para o assunto. Nunca tinha trabalhado em nenhuma dessas grandes feiras e não supunha o que seria. Imaginem uma equipe de cinco pessoas trabalhando para servir muita gente a partir de um espaço de sem nem uma pia! Entendi o uso da fila indiana também na cozinha. Foi divertido e saí com a certeza de estar pronta para trabalhar em qualquer situação. Tudo como manda o figurino, taças higienizadas, serviço clean, comidinha bem feita e bem apresentada saindo de um cubículo...


Naquele micro espaço só deu para fotografar o espetinho caprese (tomatinho cereja, manjericão e mussarella Pingo de Leite Balkis) antes de ser arrumada na bandeja mas,também tinha pasta de queijo com Pasta de Ricota Balkis e guacamole. Para mim, ficou a lição de que meu deus na cozinha se chama mesmo"mis en place", para quem passo a acender vela e incenso todos os dias.



Para quem não sabe, mis en place é um termo na cozinha profissional que literalmente significa "colocar no lugar". É claro que já cheguei lá com tudo pronto porque fiz um prepreparo legal. Mas se não fosse o deus acima mencionado...Claro que sem doses maciças de bom humor, bons ingredientes e a parceria com profissionais experientes não teria sido possível.

Como na música do Gilberto Gil, "um dia chanceler, um dia sem comer"...Vida de cozinheiro é assim mesmo: dias com, dias sem pia, dias de muito espaço e cozinhas maravilhosas, dias de corredor e fila indiana: uma aventura permanente para agradar pessoas com delícias!

3 comentários:

Bia disse...

Parabéns Márcia! Quem faz um coquetel bonito e gostoso nas condições mencionadas tem muito talento e principalmente jogo de cintura,
beijos

mg disse...

Vou te ensinar uma oração para o deus MeP: Venerado Deus Mis en Place, rogo para que esteja comigo durante todo esse evento e que me ajude e permita produzir alimentos limpos, nutritivos e saborosos!

marcia micheli disse...

Amém! E não me abandone jamais!!!
Saudades de você, Chef!