sábado, 5 de fevereiro de 2011

Giulia rides again!

Lembra da Giulia, que apareceu por aqui fazendo pizza com o pai dela para o concurso "receita premiada"? Então, eu recebi, por email a seguinte mensagem do Alexandre Caliman, pai da Giulia:

"A Giulia ficou muito feliz por ter ganhado e, mais ainda por ter as fotos e a nossa receita publicadas no seu blog.
E sabe que o que você disse realmente aconteceu? Ela, no sábado, recebeu uma amiga lá em casa, a Ana Luísa, e... sem a gente dizer nada, incluiu nas brincadeiras do dia, a feitura de um bolo. Pegou a receita com a avô, e colocou a mão na massa. Quando ela me chamou pra ajudar, no meio da tarde, fiquei realmente emocionado. Elas fizeram o bolo de chocolate e... ficou bom, de verdade... Achei que você também ficaria feliz com essa nova história, que parece boba, mas pra quem dá valor pra culinária, gastronomia e família, essas coisas... é muito legal.
Bom.. tirei algumas fotos e fotografei também a receita que ela escreveu de próprio punho. (envio tudo anexado) Se quiser publicar, ficaremos felizes...".

Olha Alexandre, seu email me deixou superfeliz (parece estranho, mas é assim mesmo que se escreve, agora...). E o que parece uma "história boba", na verdade é uma história bem importante. O quanto de disposição cada um tem para dar condições estruturais para que as crianças possam ser curiosas, desenvolver habilidades e talentos cognitivos e afetivos, aprender a reconhecer seus talentos e preferências para depois, adultos, trazer vivo dentro de si a capacidade de fazer o que escolherem com prazer, inteligência e alegria. Vou dizer, Alexandre, se todos os pais fossem parecidos com você...

Clique para ampliar.
E você Giulia, vou te dar uma dica: no seu próximo bolo de chocolate tente fazer uma cobertura chamada ganache, que é uma delícia e bem fácil. Anota a receita e o modo de fazer:

200 gramas de creme de leite Balkis
250 gramas de chocolate meio amergo bem picadinho
50 gramas de manteiga

Corte o chocolate em pedacinhos bem pequenos. Coloque o creme de leite em uma panela e deixe ele ferver. Desligue o fogo e aproveite o calorzinho do creme de leite para derreter o chocolate. A manteiga tem que estar em temperatura ambiente (sabe quando ela fica com a consistência de pasta de dente? Então, isso é que é temperatura ambiente para a manteiga. Em outras receitas você pode achar alguém pedindo manteiga pomada. É a mesma coisa, pasta de dente tem a mesma consistência de pomada, não é?).

Então, você vai ter que esperar a mistura de creme de leite e chocolate esfriar para colocar a manteiga em pomada para dar brilho na sua ganache. Mas olha lá, hein Giulia, tenha paciência, tem que esperar mesmo, tá? E aí você cobre o bolo e as laterais dele com essa gostosura e me conta depois se gostou.

Quem se anima? Que tal convidar a criançada para cozinhar no final de semana? Você pode fazer a receita da Giulia, ou outra qualquer, e se -além dos bons momentos que isso pode propiciar- chegar em algum resultado legal, me conte também!

Um comentário:

William disse...

oi marcia !!
quem são essas lindas crianças fazendo essa delícia de bagunça na cozinha ? amo criança na cozinha .
aqui em casa eu deixo sempre meus filhos me ajudarem sempre com uma sobremesa ou um lanche.
bjs.
luciana.