quarta-feira, 2 de março de 2011

Sorvete de Tapioca

Chegou o carnaval. Vai a dica para quem viaja, quem se acaba de dançar pelas ruas e avenidas do país, quem fica recolhido, quem curte a cidade que fica vazia: aproveite para comer bem no feriado.

Eu vou me embora para a praia, mas fazendo as minhas compras, pensei nas receitas que mandei para o site da Balkis este mês: todas simples, refrescantes e rápidas. Não deixe faltar queijo, sorvete e salada. Vou fazer o risone com cogumelos e queijo mascarpone Balkis (http://www.balkis.com.br/). O risone é um macarrão que parece arroz e, quando apresento em eventos, todo mundo acha que está comendo risoto e vem me perguntar a receita. É sempre uma surpresa quando digo que é macarrão...

O sorvete é de tapioca e vou deixar aqui a receita prá você porque ela não está no site. A farinha de tapioca não é sagu apesar de ter umas bolinhas que são bem menores que o sagu. Não coloquei a foto porque ainda não fiz, vou fazer lá na praia. Quem me deu esta receita foi a Valéria, quando fizemos juntas um evento temático sobre mandioca. Quando voltar, mostro como ficou. Lembre que farinha de tapioca não é sagu e os mercados municipais costumam comercializar dela. E prá quem vai ficar na cidade, lembre-se que segunda-feira a maioria do comércio abre. A folia pode ser na cozinha. Divirta-se!

Sorvete de tapioca
Ingredientes
600 ml de leite
100 gramas de farinha de tapioca
250 ml creme de leite fresco Balkis
1 lata de leite condensado
01 vidrinho de leite de coco
40 gramas de glucose

Modo de Preparo
Misturar o leite quente ao leite de coco, a farinha de tapioca e a glucose e deixar esfriar.
Acrescentar o leite condensado, o creme de leite e bater na batedeira vigorosamente até ficar bem cremoso.
Colocar no freezer por 30 minutos ou até começar a endurecer e bater novamente até adquirir textura bem cremosa. Repetir esta operação por mais 2 vezes. Deixe a pá da batedeira no freezer junto com o bowl com sorvete.

Um comentário:

Fernando disse...

que delícia! vou falar pra minha mãe trazer a farinha de tapioca aqui hehe