quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pão com molho!

Às vezes, acho que opinião é uma coisa que não serve muito prá nada. A gente muda de opinião e esquece o que é mesmo que pensava e defendia antes, não é? Mas tem uma coisa que eu acho já faz muito tempo: os italianos são geniais na cozinha.




Eu já tinha experimentado delas, mas, na semana passada, comprei dessas abobrinhas na feira de orgânicos do Parque da Água Branca, em São Paulo. Hoje, fui dar aula pela manhã e cheguei apressada e atrasada para o almoço. Lembrei delas e de uma berinjela, que estava na geladeira há uns 15 dias, rolando pra lá e pra cá. Pensei: vou rechear as abobrinhas com a berinjela. Mas não ia dar recheio suficiente, era pouco. Aí, lembrei de um prato italiano chamado “papa col pomodoro” que não é nada mais do que pão italiano cozido em tomate, azeite, um fundo bem aromático e muito manjericão.

Pois foi o que eu fiz. Esvaziei as abobrinhas, grelhei as berinjelas, fiz as “papas” com um fundo que tinha pronto na geladeira. Forrei as laterais da abobrinha com as berinjelas grelhadas, coloquei uma colher de sopa de creme de ricota Balkis na papa e recheei as abobrinhas com ela. Levei ao forno por 15 minutos e saudei a Itália e os italianos. Ô gente esperta pra cozinhar! Experimente. É um sabor arquetípico: molho de tomate com pão! No fundo é isso que é, só que incrementado. Delicioso.

2 comentários:

Talita Nozomi disse...

a delicia está na simplicidade!

marcia micheli disse...

Bingo, Talita!
A questão toda é conseguir expressar a simplicidade em toda sua complexidade...