segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Banana da terra com queijo coalho




Minha filha menor está de férias pelo norte do país e me contou desta delicia que comeu lá em Boa Vista, Roraima. Disse como é que eles tinham feito a tal banana, que ela não sabia dizer ao certo qual era, pois não era nenhuma das que conhecia por aqui. A mais próxima, disse, era a banana da terra.

A base fiz igualzinho ela falou, mas temperei com pimenta, coentro e pimentão. Fritei uns pedacinhos de queijo coalho Balkis no azeite e coloquei por cima. Comi com farinha de uarini, pois ela me disse que tinha comido com uma das quatrocentas e setenta e duas opções de farinha d'água que encontrou por lá...
O bom do Brasil é que no meio de tantos regionalismos alguns conceitos regionais se tornaram nacionais. E farinha com banana é um deles.
O ano está começando e, na hora que servi o purê de banana da terra com farinha de uarini, pensei no meu sonho de fazer um livro escavando receitas Brasil afora para um mesmo ingrediente, que ajude a compreender as preferências regionais no âmbito nacional... Além de constatar, em mim, uma característica nacional: saudades... Ainda bem que ela dividiu a receita e soube apreciar o que a região tinha para oferecer. E, eu, coloquei o queijo na minha versão, mas fiquei sem o beijo...
Ah, e a receita é simples demais. Corte a banana com casca em rodelas e cozinhe em água até que amoleça. Escorra a água, descasque a banana, bata no liquidificador sem adicionar nenhum líquido e tempere como quiser. Frite o queijo coalho Balkis no azeite e, se tiver farinha de uarini prá comer junto, sorte sua.

Nenhum comentário: