quinta-feira, 22 de março de 2012

La primera arepa no se olvida ou a primeira arepa ninguém esquece...


Nunca na vida imaginei vir para na Colômbia. Agora estou em Villa de Leyva depois de ser calorosamente recebida pela Aura, o Tomas, a Yasmim e a Marta em Bogotá. Sem falar da alegria em rever a Marcela, que me recebeu com chocolate artesanal feito por uma amiga.
Fomos quase que diretamente para o supermercado comprar os ingredientes para fazer arepas com queijo, um prato típico que está espalhado por toda a Colômbia. Nas ruas, cafés, casas, praias e montanhas.
Há tempos não me divertia tanto na cozinha. Não exatamente com a comida, mas com as palavras. Espanhol é uma língua engraçada. E, entre jarras e sucos comemos as arepas (experimente dizer jarra em espanhol apenas para fazer um teste), que são feitas de milho branco ou amarelo. Os milhos ou chocolos, como são chamados aqui, aparecem em enorme variedade. Em Bogotá compramos a farinha industrializada, mas a Marcela contou que já fez arepas só com milho cozido e moído junto com o queijo. Depois se faz uma tortilla recheada, ou não, assada na brasa, na grelha ou em uma chapa especifica para elas. E isso faz com que o sabor final mude muito.

A que aprendi na cidade grande era receita da Yasmim, orientada pelo Tomas, cozinheiro de primeira viagem. Era deliciosamente divertida e tinha farinha para arepa, manteiga derretida, água quente, sal e queijo. Inesquecível. Gracias, queridos!


3 comentários:

Bia disse...

Ah...Adorei saber que você está se divertindo em uma cozinha na Colombia! Estas arepas, parecem mui buenas, em bom portunhol hahaha. beijos para a Marcela linda na foto.bjs prá vc

marcia micheli disse...

Vc nao viu nada...mtas cozinhas e feiras incriveis. Gracias querida besos para ti tambien

Unknown disse...

achei a harina pan pra vender no brasil; é a farinha original pra se fazer as arepas. compartilho o lugar:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545579841-harina-pan-para-preparo-de-arepas-_JM