sábado, 5 de maio de 2012

Virada Cultural: a arte de comer

Ao contrário do ambiente bucólico e silencioso em que estive cozinhando na semana passada, neste final de semana pretendo me enfiar em um barulhento e, provavelmente, alegre e tumultuado evento: a Virada Cultural, em São Paulo. E a novidade deste ano é que, finalmente, os cozinheiros se apresentam junto com os músicos, bailarinos, atores, artistas plásticos e toda sorte de gente boa que produz, ou ao menos pretende produzir, como nós, beleza!
A iniciativa veio na esteira do megasucesso, há duas semanas atrás, do "Mercado" na madrugada, onde vários chefs e cozinheiros se juntaram para vender, a partir de 0 horas de sábado, comidinhas a preços muito acessíveis. A ideia é a mesma: e o preço máximo do que vai ser vendido é 15 reais. A Virada Cultural tem levado às ruas de São Paulo uma imensa população ávida por assistir, cantar, observar, participar, construir e se apropriar da cidade e de sua eferverscência cultural. Cada vez a quantidade de gente que aflui ao evento se torna absurdamente maior apontando que São Paulo deveria promover não uma Virada Cultural, mas uma programação de rua contínua ao longo do ano todo,  para que seus cidadãos possam ter esse bem como identidade, e não só a poluição, o trânsito etc etc etc...
E os cozinheiros saíram na frente:  o "Mercado" está aí uma vez por mês. Chegaram depois na Virada, mas antes, naquilo que a Virada deveria se tornar. E, o que é melhor: vão ocupar a mais horrorosa e cruel invenção urbanística da cidade: o Minhocão. E quando , no próximo domingo, os moradores da região abrirem as suas janelas, vão sentir cheiro de fumaça. Mas, não dos carros, e, sim, dos fogões de chefs estrelados e cozinheiros apaixonados pelo que fazem, levando suas criações para muita gente a preços acessíveis. Não perca: domingo, dia 6 de maio, das 8 às 20hs, a inteligência e a beleza vão ocupar o Minhocão. E você pode experimentar delas! Depois que voltar, posto a foto. Boa comilança prá todos nós!

2 comentários:

Renata Bessa disse...

Marcinha, amo seus textos, a maneira como escreve, a sua paixão e principalmente a oportunidade de compartilhar seu conhecimento! Morro de saudades de vc!! Um Grande beijo e Parabéns pelo Blog, semprecheio de CONTEÚDO!

marcia micheli disse...

Re, que saudades!!! Adoro saber que vc me lê! Não é justo a gente passar tanto tempo sem se encontrar...te vejo sempre nas produções e apresentações lindas e criativas do Chapatti. Vamos, pelo menos um café/chá?