segunda-feira, 25 de junho de 2012

Muito prazer, melitzanosaláta, ou berinjela grega



Que será que os canadenses comem? Estou de malas prontas para dez dias em um universo totalmente novo para mim. Vou para Montreal , a parte francesa do país. Mas, como é um país essencialmente composto por muitas migrações, sem dúvida, cada uma delas carregou para lá a sua maneira de ser e comer. Diferentes fluxos migratórios costumam trazer em suas bagagens ingredientes próprios, que se incorporam e se transformam nas mãos dessa mistura de gente do mundo todo. Suponho que seja um lugar de padarias e pães bons, por conta do grande afluxo de franceses nesta parte do país.Mas, é tudo. Ah, e aquele maple syrup, que é um xarope extraído da seiva de uma árvore chamada ácer, comum no Canadá.
Não quis me informar muito para poder perceber tudo como uma criança que descobre coisas novas, com  gosto de quem não sabe nada: a liberdade é maior!
Foi neste espírito, de liberdade, que cozinhei neste final de semana para duas festas distintas: um casamento com noivos lindos e o aniversário do meu filho, que agora é pai. O patê de berinjela foi o melhor. A receita original, melitzanosaláta, é grega e leva iogurte e outros ingredientes que não usei. Usei sour cream da Balkis  e sumac, que é uma planta seca, com gosto cítrico, que trouxe da Turquia. Foi assim: assei as berinjelas inteiras e furadas com um garfo, enrolas em papel de alumínio no forno até que ficassem bem macias dos dois lados. Defumei uma a uma no bico do fogão (faz sujeira, mas a vida é assim mesmo..). Aí, abri no meio, separei o recheio da casca, cortei bem pequenininho e temperei com muito hortelã, salsinha e coentro frescos, sour cream, limão cravo, azeite, sal,cominho e sumac. Depois de tanta "cozinhação", passei pela mesa e resolvi experimentar um pouquinho. "Viva os gregos e os troianos", foi o que pensei...e vamos ver com quais surpresas o Canadá me reserva!

Nenhum comentário: