segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Pastel de angu e doce de leite no ano novo



Acabou 2012! E, um dia após o outro - felizmente -, o mundo não acabou! O que acabou foram aqueles dias que antecedem o Natal, e que , todos os anos, parece, sempre, que o mundo vai acabar.
Espero que em 2013 você aprenda, ensine, cultive o tempo como um prêmio sem valor venal e use dele para fazer aquilo que gosta e acredita.
Terminei meu ano entre a praia e a montanha. Fui prá Tiradentes conhecer o refúgio da minha amiga Tanea Romão, que, depois do festival de Gastronomia de Tiradentes do ano passado resolveu levar seu premiado restaurante Kitanda Brasil prá uma Minas Gerais mais profunda e, muito mais longe. O restaurante está lindo, Tiradentes parece uma cidade cenográfica com a maravilhosa Serra de São José e sua imponente parede de rocha ao fundo e, tenho certeza que os cariocas e os mineiros vão poder desfrutar da criativa e maravilhosa comida da Tanea mais que nós , paulistas, que vamos precisar de um feriado grandão prá poder chegar lá...Mas, o que é bom se espalha e o Kitanda Brasil seguiu seu curso.
Eu vou ter que voltar porque não foi desta vez que consegui experimentar o famoso pastel de angu  feito por eles! A cidade estava lotada e os pastéis de angu desapareceram. Quem sabe da próxima vez a Tanea não realiza o meu desejo com as próprias mãos? Hein, Tanea?
O que eu trouxe para compartilhar com meus amigos da praia, prosaicamente, foi o doce de leite do Bolota. A receita é única: 15 litros de leite para 200 gramas de açúcar. Você não entendeu errado, não. O Bolota é diabético e resolveu contar com a açúcar do próprio leite para se manter firme no doce mineiro mais amado. O resultado é um doce de leite suave e cremoso. Fez sucesso no litoral também. 
Pode testar a receita ( mantenha as proporções se não precisar, como eu, dos quinze litros de leite), mas mexa sem parar, em fogo baixo, durante algumas horas. Chame seus amigos e coma com um queijinho mineiro. É só uma, das várias idéias que já tive, para despor do  mais precioso bem, o tempo, neste ano que começa agora. Que venha 2013 com alegria para todos!



Nenhum comentário: