segunda-feira, 25 de março de 2013

Páscoa sem carne, com chocolate!




A Páscoa chegou novamente.  Ovos pintados deveriam ser reeditados, para que as crianças, ao pintá-los, tivessem mais tempo com seus pais; um tempo de contar histórias que ficariam na memória para sempre. Chocolate e páscoa parece ser uma invenção recente, mas ovos e páscoa têm mais tempo de existência.
Pensei um uma sobremesa gostosa e diferente para a páscoa. Claro, passei pelo chocolate que costuma agradar gregos e troianos, astecas, brasileiros e mexicanos. Meu armário tinha um pouquinho de várias castanhas: caju, para, nozes, pecã, amêndoas e avelãs. Mas, era bem pouquinho mesmo. Juntei tudo e fiz uma farinha que misturei com suspiro. Assado, virou uma base deliciosa para o chocolate com cerejas ao marrasquino.
Se você vai deixar a carne de lado na sexta-feira, santa pode tentar um almoço de Páscoa sem ela também.  Fica a minha sugestão: entrada de frutas com queijo da Serra Balkis , paella vegetariana e esta sobremesa com cerejas ao marrasquino e chocolate para crianças e adultos saudarem a alegria de estar vivo! E, se não se pintam mais os ovos com as crianças, que o almoço seja estendido em tempo que permita boas histórias para ficarem na memória, acompanhadas de sabores que também ajudam a construí-la. Boa Páscoa a todos!


Pavê de chocolate com licor de marrasquino
Ingredientes
Para o creme de chocolate
250 gramas de chocolate meio amargo
125 gramas de creme de leite fresco Balkis
¼ de xícara de cerejas ao marrasquino
¼ de xícara de leite
¼ de xícara de calda da cereja
Para a base
95 gramas de clara de ovo
95 gramas de glaçúcar
30 gramas de açúcar refinado
105 gramas de farinha de castanha (de sua preferência)
Papel manteiga ou um silpat (placa de silicone)
Para o chantilly
O restante do creme de leite Balkis
1 colher rasa de açúcar

Modo de Preparo
Pese e separe todos os ingredientes que vai utilizar.
Derreta o chocolate em banho-maria.
Enquanto isso amorne o leite e bata-o no liquidificador com as cerejas. Junte com o creme de leite e acrescente tudo ao chocolate quando ele estiver derretido. Incorpore bem e reserve.
Para a base, bata as castanhas no liquidificador até obter um pó fino. Reserve.
Bata as claras em neve. Quando ficarem bem firmes, acrescente o glaçúcar e volte a bater até firmar novamente. 
Manualmente, acrescente o açúcar refinado e a farinha de castanhas, incorporando delicadamente.
Coloque em um aro grande ou em vários pequenos sobre um silpat ou uma folha de papel manteiga. Leve ao forno a 180º ou até que dourar.
Bata o restante do creme de leite Balkis com uma colher rasa de açúcar para fazer o chantilly. Reserve.
Desenforme a base, fure-a com um garfinho e regue-as com um pouco do licor de marrasquino. Cubra com o creme de chocolate e depois com o chantilly. Gele antes de servir.





Nenhum comentário: