segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Chipa com as crianças



As crianças adoram inventar. E você que as tem em casa, às vezes, não sabe o que mais inventar. Como é férias, a urgência na "invencionice" tende a aumentar. Aqui vai a uma dica: fazer chipa! Simples, rápido e muito eficiente.
Para quem não sabe, a chipa é um biscoito paraguaio em forma de ferradura bem parecido com o nosso pão de queijo. A diferença é que é feito somente com polvilho doce e que não se escalda o leite e o óleo. Aliás, nessa receita o óleo nem entra. É mais simples de fazer e igualmente gostoso. Por algum motivo que desconheço, no Brasil, a chipa é mais conhecida no Goiás mas em São Paulo é comercializada em algumas padarias e supermercados.
Junte a criançada na cozinha, misture os ingredientes para eles em uma bacia, convoque várias mãozinhas para sovar a massa e fazer rolinhos. Arrume-os em uma assadeira sem untar e, - a melhor parte quando se trata dos pequenos - asse em um piscar de olhos. Diversão garantida, um lanche saudável, gostoso e vários pontos positivos no seu ranking: sociabilização, concentração e divulgação da cultura. E claro, o mais importante: no ranking do amor das crianças por você, serão muitos pontos acrescidos.

Chipa de queijo mussarela Balkis

Ingredientes
400 gramas de polvilho doce
500 gramas de queijo mussarela Balkis
180 ml de leite
100 gramas de manteiga
2 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
sal (quanto baste)
tomilho (q b)

Modo de fazer
Corte a manteiga em cubos. Reserve.
Desfolhe o tomilho. Reserve
Rale o queijo. Reserve
Misture o polvilho com a manteiga fazendo uma farofa.
Acrescente o queijo mussarela Balkis ralado, os ovos, o tomilho, o fermento e o sal.
Aos poucos acrescente o leite até obter uma massa macia que desgruda das mãos. A quantidade de leite depende da umidade do polvilho, então vá aos poucos.
Misture bem até a massa ficar macia e uniforme.
Faça bolinhas do tamanho de uma bolinha de ping-pong. Enrole a bolinha em um cone e depois afine as pontas. Dobre ao meio como uma ferradura. 
Coloque em forno pré aquecido a 180 graus até que dourem ( de 10 a 20 minutos)
Sirva quente

Nenhum comentário: