terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Renovar a tradição


Meu descanso terminou no restaurante Sur, em Maceió, que tem pelo menos mais dois lugares obrigatórios: o restaurante Picuí, do chef Wanderson Oliveira, e o Wanchako com seus famosos cheviches peruanos. Mas, como o tempo é um só, consegui conhecer o Sur.
Exceto o Wanchako, as propostas do Sur e do Picuí são parecidas: a valorização dos ingredientes tradicionais locais. O queijo coalho figura entre eles, e foi a coisa mais legal que experimentei, tratado como  carpaccio. A proposta do restaurante é resignificar os ingredientes locais. Incluindo toda a diversidade de frutos do mar, peixes e carnes curadas no sal no mais puro estilo da chamada "cozinha contemporânea", na qual o conhecimento e técnicas disponíveis se aliam a serviço do ingrediente. E transformam o tradicional no novo, renovando a tradição. E a mágica acontece.
Com o queijo coalho com avelã e azeite verde foi assim. Não entendi a avelã, com tanta castanha de caju local, mas, licença poética a quem cria, era bom. O queijo coalho bem fininho recebe o calor do maçarico, doura e aquece. Era lindo, gostoso e encerrou minhas férias.
De volta para casa, a cozinha e o trabalho me esperavam.  É comum para quem está direto envolvido com algum assunto se esquecer como tem coisa linda de se ver no dia a dia. E, de repente, no meio do corre-corre do serviço, quando a Mariana foi maçaricar a torta de limão siciliano, eu parei e fiquei olhando o desenho do merengue aparecer enquanto o fogo rápido brincava com o açúcar. Parei tudo para apreciar a beleza de açúcares, que, quando em contato com a temperatura, caramelizam e aparecem em cor: no queijo coalho, no merengue e em tantas outras coisas.
Pena que acabei deletando um vídeo tosco que fiz da Mari em ação com o fogo e sua torta. Ao contrário da calma necessária para apreciar a beleza, na pressa de reconhecer imagens vi uma tesoura em cima de uma mesa no meu celular na abertura do vídeo e...lixo para ela. Bom, prometo melhorar! Mas, coisa bonita tem em todo lugar. Nas férias e no trabalho, repare bem!

2 comentários:

Kitanda Brasil - Quitandas e Quitutes disse...

obrigada pela poesia de início de ano.....beijos e um ano de muitos sabores....
Tanea

marcia micheli disse...

Linda! Prá você também!